Editora Tilakaṃ

sobre nós · eventos · posts de nossos autores

1. introdução

15ab1b9bdb0fd1fc4166686ff8eb45ce.png

A Editora Tilakaṃ vai promover, a partir do primeiro sábado de abril, dia 06·04·2024, um grupo de estudos sobre o Hinduísmo e suas práticas esotéricas, mediado pelo professor Danillo Costa Lima, estudioso e praticante com mais de década de dedicação, além de ser mestre e doutorando em Filosofia.

Os encontros serão semanais, aos sábados a partir das 10h da manhã. Haverá uma exposição inicial seguida de um convite para discussões. Estima-se que o curso dure seis meses, a depender do ritmo do grupo.

O valor será de R$ 197 mensais, pagos por pix ou depósito. Como os encontros serão gravados, disponibilizaremos as gravações para quem optar pelo pagamento mensal, e para quem quiser participar depois do curso ter começado.

No fim do primeiro mês será oferecido desconto para quem decidir fazer o curso completo.

Para mais informações, você pode falar com a secretária da Tilakaṃ, por telefone ou pelo whatsapp: Nalva.

47ab149e351328254bddc588b8ba32a9.png

2. depoimentos sobre o curso passado

O Danillo é um professor excepcional […], um dos maiores estudiosos do Tantra Clássico […]

O Danillo é um professor excepcional, na realidade uma raridade no Brasil. Ele com certeza é o um dos maiores conhecedores / estudiosos do Tantra Clássico, e do Sanatana Dharma e acima de tudo ele vivencia isso diariamente o que é um diferencial enorme em seus cursos. Sua didática é maravilhosa, sempre traduzindo temas complexo de forma simples em que todos seus alunos conseguem compreender com clareza. Recomendo muito a todos que tiverem a oportunidade de estudarem com o Danilo que não percam! Já esperando o próximo curso.

ler tudo...

4026cf73131a33b2187218e3ea564d6f.png
Jari Louvem
engenheiro de software


[…] As aulas são muito excepcionais, com conteúdo inédito e raro acerca de tradições não só muito conhecidas […] mas também tradições quase inacessíveis para nós ocidentais […]

Olá, meu nome é Rian Lobato, tenho 26 anos e é com muito orgulho que digo que terminei o curso de Introdução ao Tantra do Professor Danillo Costa Lima. As aulas são muito excepcionais, com conteúdo inédito e raro acerca de tradições não só muito conhecidas quando o assunto é o Tantra, como o Trika/Pratyabhijña (também conhecido famosamente como Śaivismo da Caxemira) mas também tradições quase inacessíveis para nós ocidentais que desejamos fazer um estudo bibliográfico, como o Kālīkrama/Mahartha e a tradição de Kubjikā. Tudo isso possibilitado através de apostilas densas mas didáticas explorando os pontos principais dessas tradições.

O professor Danillo Costa Lima além de muito prestativo também tem experiência como praticante numa paramparā (linhagem) legítima e também com formação acadêmica no assunto, inclusive referenciando grandes nomes da academia nos textos, como o professor Alexis Sanderson, Jeffrey Lidke e panditas (eruditos) como Rajmani Tigunait, o que demonstra que ele tem contato sério e substancial com as maiores referências no tema e consegue com grande expertise pincelar o que é mais relevante para todos nós termos acesso.

Eu recomendo muitissímo esse curso, nesse mundo de charlatães e desinformados, tenho a sorte ter ter o contato com essa fonte pura de aprendizado e experiência!

ler tudo...

39f618d11d42fc8f948d302d7a7a4877.png
Rian Vieira Lobato
funcionário na Procuradoria Geral do Estado


[…] Danillo traz com mestria e leveza textos complexos das tradições tāntrikas e vai além em seus comentários tão valiosos que nos leva a um estado de tamanha presença que por diversas vezes posso afirmar quase meditativo. […]

A impressão que eu tenho é que, por mais que eu busque elucidar em palavras o quanto esse curso do Danillo é de imensurável valor em conhecimento e como nos toca profundo no sentir da tradição. Danillo traz com mestria e leveza textos complexos das tradições tāntrikas e vai além em seus comentários tão valiosos que nos leva a um estado de tamanha presença que por diversas vezes posso afirmar quase meditativo. Danillo é um desses professores que realmente são generosos em transmitir o conhecimento. E ouso dizer que é sem dúvidas o professor que mais conhecimento tem sobre o assunto.

ler tudo...

1c11eed1197a6ef46219c11fc2567799.png
Maria Mariana Mendes
professora de Yoga


Então para mim, o curso foi como um precioso mapa, que permite a você navegar dentro desta tradição, permitindo conhecer melhor os seus recantos.

Pela via do Shivaísmo da Kashemira e pelo canal do Guilherme Romano, cheguei ao Danillo Costa Lima, este grande mestre. Desde então pude ter uma percepção muito mais profunda do que é o Tantra e pude começar a ter uma prática ligada a esta tradição. No entanto, minha curiosidade histórica, filosófica e espiritual estava agora ainda mais sedenta de se aprofundar neste universo. Foi quando surgiu o curso de Introdução ao Tantra Clássico, do Danillo. De uma forma coerente e sistemática, ele foi apresentando a história do Tantra, apresentando suas linhagens, tudo entremeado com essa rica filosofia, permitindo se ter uma visão do única do todo, mas conseguindo diferenciar em profundidade as suas partes. Numa área de conhecimento tão vasto como o Tantra, o Danillo consegue fornecer um caminho estável e seguro para se adentrar no emaranhado filosófico, ritual e espiritual que é o Tantra. Então para mim, o curso foi como um precioso mapa, que permite a você navegar dentro desta tradição, permitindo conhecer melhor os seus recantos. Muito obrigado Danillo, por compartilhar conosco toda essa sabedoria e nos abrir as portas para verdadeiro Tantra.

ler tudo...

9faecc4b461baf38297091753c1a5bc0.png
Dalci de Jesus Bagolin
servidor no Ministério da Agricultura e Pecuária


Uma luz clareando o caminho para desmanchar a trama complexa do Tantra, assim eu e outros buscadores, seguimos com mais leveza e tranquilidade, certo de que aos poucos tudo fica bem mais claro.

Olá! Sou Rosana Khouri, formada como professora de Hatha Yoga Clássico. Há 23 anos ministro aulas nesta linha, mas sou praticante e estudante de Yoga Clássico há muitos anos. Em dez/2022, recebi minha iniciação no Tantra Clássico na linha que sempre me identifiquei e que demorei muito para encontrar mestre genuíno. Durante o percurso, nesse maravilhoso caminho, precisamos estudar muito e encontrei muita dificuldade na interpretação dos estudos com textos clássicos complexos, profundos das diversas tradições Tântricas, estudos fundamentais para o desenvolvimento e realização interna. Quando o Professor Danillo, percebendo essa dificuldade de vários estudantes e iniciados, resolveu fazer um curso de Introdução ao Tantra, trazendo todo seu conhecimento e didática, logo o grupo formou-se com muito entusiasmo em receber suas aulas. Muitas horas de longas aulas incríveis sobre os textos, com as suas interpretações e explicações elucidando nossa compreensão. Uma luz clareando o caminho para desmanchar a trama complexa do Tantra, assim eu e outros buscadores, seguimos com mais leveza e tranquilidade, certo de que aos poucos tudo fica bem mais claro. Esses estudos, necessitam desse suporte sem o qual fica muito difícil compreender, mas agora com a guia do professor Danillo eu vejo a luz do Tantra brilhar em mim. Recomendo muito a você, que quer conhecer o Tantra Clássico verdadeiro e que quer realmente aprender precisa de um professor especializado, e sem dúvida este professor é o Danillo Costa Lima.

ler tudo...

7de13224b6453a2b311f753a667fdbae.png
Rosana Khouri
professora da Yoga


É um excelente profissional e professor, além de dominar o assunto.

O grupo de estudos que o Danillo ofereceu foi uma oportunidade única de aprender e aprofundar os estudos do Tantra Clássico.

Ele nos apresentou uma introdução ao estudo do Tantra de maneira clara, objetiva, didática e organizada, com textos traduzidos por ele que permitiram que cada aluno conseguisse conhecer, ampliar e despertar o interesse em aprofundar o estudo sobre os textos e os assuntos apresentados. Com certeza vou fazer e divulgar outros cursos e grupos de estudo que ele oferecer.

É um excelente profissional e professor, além de dominar o assunto.

ler tudo...

e78160b441feec78237556bebcaab295.png
Inah Castro Faria
Figueira de Almeida
Psicóloga


O conteúdo ministrado ganha destaque não apenas por seu caráter inovador e original, mas também pela didática objetiva, clara e assertiva empregada nas aulas.

Gostaria de deixar registrado o meu mais profundo sentimento de gratidão pelo conhecimento compartilhado no curso "Introdução ao Tantra Clássico".

O conteúdo ministrado ganha destaque não apenas por seu caráter inovador e original, mas também pela didática objetiva, clara e assertiva empregada nas aulas. Essa didática é perpassada pela paixão do pesquisador e pelo comprometimento do sadhaka que é o Danillo.

O curso contribuiu para que prejulgamentos acerca do Tantra fossem dissolvidos, e possibilitou a formulação de um arcabouço de conhecimento sobre o Tantra, proporcionando a oportunidade de aprofundamento teórico e espiritual.

ler tudo...

b048bb1ad17c681ef3effd07e44914f2.png
Isabel Escobar Crescencio
Historiadora